Reunião em Pequim define diretrizes econômicas para os próximos cinco anos, com PIB abaixo das expectativas no segundo trimestre.




Reunião Econômica na China

A reunião, que deve definir as grandes diretrizes econômicas do país para os próximos cinco anos, começou nesta segunda-feira em Pequim, a portas fechadas, e terminará na quinta-feira (18), segundo a agência estatal Xinhua.

“O PIB subiu 5,3% em uma base anual no primeiro trimestre e 4,7% no segundo trimestre”, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONE) em um comunicado.

O resultado ficou muito abaixo do 5,1% previsto por analistas consultados pela agência Bloomberg. Também é o menor índice registrado desde o início de 2023, quando a China suspendeu as draconianas restrições contra a pandemia de covid-19, que penalizavam a atividade econômica.

“É necessário consolidar as bases de uma recuperação econômica e um crescimento saudáveis”, admitiu o ONE.

As vendas no varejo, uma medida-chave do consumo, caíram a 2% em junho, após 3,7% em maio, segundo o ONE. A produção industrial, por sua vez, cresceu apenas 5,3% em junho, contra 5,6% no mês anterior.

– “Ajustes” –

O presidente chinês apresentou um “relatório de trabalho” no início da reunião, informou a agência Xinhua.


A reunião econômica de Pequim é de extrema importância para a definição das diretrizes econômicas da China nos próximos cinco anos. A agência estatal Xinhua divulgou que o PIB teve um aumento de 5,3% no primeiro trimestre e 4,7% no segundo trimestre, porém, ficou abaixo das estimativas dos analistas da Bloomberg, que previam 5,1%. Esse é o menor índice desde o início de 2023, quando as restrições da pandemia de covid-19 foram suspensas.

O Escritório Nacional de Estatísticas ressaltou a importância de consolidar as bases para uma recuperação econômica saudável. As vendas no varejo caíram em junho, e a produção industrial teve um crescimento menor do que o esperado.

Durante a reunião, o presidente chinês apresentou um relatório de trabalho, indicando a necessidade de ajustes para estimular o crescimento econômico do país. Os próximos dias serão decisivos para as medidas que serão adotadas visando a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável da China.

É importante acompanhar de perto as decisões que serão tomadas nessa reunião, pois elas terão impacto significativo não apenas na economia chinesa, mas também nas economias globais. A expectativa é que as políticas adotadas possam impulsionar o crescimento e contribuir para uma economia mais estável e próspera nos próximos anos.

Sair da versão mobile