Prefeito do Rio de Janeiro apoia crescimento da indústria de games e declara: “Rio pode se tornar líder mundial do setor”



Evento da ACJOGOS-RJ reúne autoridades e especialistas para discutir o potencial dos jogos eletrônicos no Rio de Janeiro

“Quando falamos do mundo dos jogos eletrônicos, estamos lidando com uma parcela enorme da população brasileira, já que são
70% jogando. Isso é muito importante para o Rio, uma vez que precisamos consolidar a sua posição de cidade global do
polo sul. Vejo aqui uma grande oportunidade econômica para a cidade, por ver o potencial das iniciativas apresentadas por
vocês. Com essa visão, podem contar com o apoio da prefeitura do Rio”.
A afirmação do prefeito do Rio de Janeiro,
Eduardo Paes, que marcou presença no seminário “Games: um RIO de oportunidades” neste sábado (13), da nova Associação de
Criadores de Jogos do Estado do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ), é contextualizada a partir de dados do setor, conforme explica
Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ:

Quando o assunto é o setor de jogos eletrônicos, o Rio de Janeiro desponta como uma das grandes metrópoles que movimentam a
produção e a economia gamer. O município do Rio de Janeiro concentra cerca de 80% dos estúdios de jogos do estado,
totalizando mais de 70 estúdios e movimentando mais de R$ 100 milhões por ano. O crescimento do setor no RJ foi de quase
70% de 2022 para 2023, segundo dados da pesquisa da indústria promovida pela Associação
”, destacou Filho.

O evento aconteceu na Arena Gamer, localizada na Nave do Conhecimento Engenhão, no Engenho de Dentro – RJ, com o objetivo de
dar protagonismo e visibilidade à cidade como líder no cenário de jogos eletrônicos no país. Ao longo do dia, a programação
incluiu dois debates: “O papel do Rio de Janeiro no (novo) Brasil dos Games” e “O RJ pelo RJ: como atuamos localmente para
protagonizar o setor no país”. Na sequência, foi realizada a eleição da nova diretoria da ACJOGOS-RJ, resultando na
reeleição do atual presidente, Márcio Filho.

Olhando para o Rio de Janeiro, temos a potencialidade para nos tornarmos a capital mundial dos esportes eletrônicos, sediando
o maior número de eventos do setor, por exemplo. Como podemos integrar o setor produtivo local nessa ascensão desse
cometa, que são os esportes eletrônicos? Para o setor produtivo da nossa cidade, oferecer o protagonismo pode ser a
chave para aproveitar ao máximo essa oportunidade única”
, destacou Chandy Teixeira, coordenador de Games e E-Sports
da Prefeitura do Rio de Janeiro.

O evento contou com a presença de acadêmicos de referência no setor, como o professor da Universidade Federal Fluminense,
Esteban Clua, e o professor do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Ricardo Kneipp. Também estiveram presentes representantes
do governo federal, estadual e municipal, além de parlamentares ligados às comissões de educação, ciência e tecnologia,
e-sports e cultura, como o deputado federal Reimont Otoni, o deputado federal Sargento Portugal e a deputada estadual Dani
Balbi, entre outros.

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