A Comissão Mista de Mudanças Climáticas aprovou, nesta sexta-feira, dois requerimentos de diligência, ambos propostos pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco. As diligências têm como objetivo investigar de perto os impactos causados por problemas ambientais em diferentes regiões do Brasil.
O primeiro requerimento aprovado permite a visita dos membros da comissão ao estado de Mato Grosso, especificamente para analisar os danos provocados pelas queimadas no Pantanal. Este ecossistema, que é um dos mais ricos em biodiversidade do país, tem sido gravemente afetado pelos incêndios que vêm ocorrendo na região. A diligência visa a obtenção de informações precisas sobre a extensão dos estragos e possíveis medidas a serem adotadas para a sua recuperação.
Já o segundo requerimento aprovado autoriza a ida dos membros da comissão aos estados de Sergipe e Pernambuco com o intuito de avaliar a evolução do processo de desertificação que vem ocorrendo nessas regiões. A desertificação é um fenômeno causado principalmente pela ação humana e pelas mudanças climáticas, resultando na degradação do solo e na redução da capacidade produtiva da terra. A visita aos estados nordestinos permitirá aos membros da comissão observar de perto os impactos desse problema e discutir possíveis soluções.
Por fim, ainda não há uma data definida para a realização das diligências, mas a expectativa é de que elas ocorram em breve, a fim de que sejam obtidas informações relevantes para as discussões e tomadas de decisão da Comissão Mista de Mudanças Climáticas.