Esquema de segurança de Trump é questionado após ataque durante comício
No último sábado (13), um atirador localizado nas proximidades de um comício em Butler, na Pensilvânia, feriu o ex-presidente Donald Trump, levantando questionamentos sobre o esquema de segurança em torno do político.
O Serviço Secreto, responsável pela avaliação prévia de segurança, organização do esquema e supervisão da área, coordenando outras agências, como a polícia estadual e local, tornou-se alvo de críticas.
O FBI e a polícia estadual responderam às perguntas dos jornalistas em uma coletiva de imprensa realizada no local do incidente. O agente Kevin Rojek afirmou que está em andamento uma investigação para apurar como o atirador teve acesso ao local e quais armamentos foram utilizados.
O tenente-coronel George Bivens, da Polícia Estadual da Pensilvânia, destacou a dificuldade de garantir a segurança em locais públicos contra atiradores determinados e ressaltou que a investigação terá o objetivo de identificar falhas e melhorar os procedimentos de segurança no futuro.
Denúncias de atividades suspeitas foram reportadas antes do ocorrido, incluindo relatos de pessoas que alertaram sobre um indivíduo escalando um edifício com um fuzil. Um vídeo mostra uma pessoa tentando chamar a atenção da polícia para a presença do atirador no local.
O atirador foi neutralizado rapidamente por um sniper do Serviço Secreto, mas uma pessoa foi morta e outras duas ficaram gravemente feridas. A identidade do atirador ainda não foi divulgada, e a motivação para o crime permanece desconhecida.
A investigação está sob a liderança do FBI em parceria com as polícias estadual e local, e as autoridades estão solicitando informações do público para auxiliar nas apurações.
A tentativa de assassinato de Trump, apesar de ter sido frustrada, é considerada um crime federal e está sob a jurisdição do FBI. A colaboração da comunidade é fundamental para esclarecer os detalhes do ataque e identificar outros possíveis envolvidos.
As autoridades ainda não têm informações sobre quantos tiros foram disparados e qual a extensão dos ferimentos de Trump, que passa bem após o incidente.