Entre café, cachaça, queijos e música boa, o gelado inverno de Carmo, cidade conhecida pela gastronomia e pelas icônicas igrejas tombadas pelo patrimônio, acaba de ganhar uma nova programação. Nomes como Michel Teló, Toni Garrido e Thiago Martins subirão ao palco do FIGPOR, primeira edição do Festival de Inverno e Gastronomia de Produtos Rurais, que acontece entre os dias 12 e 16 de julho, na Praça Getúlio Vargas. Além dos shows, o evento abrangerá a Feira do Produtor Rural e uma praça gastronômica para todos os gostos, valorizando o produtor local. A entrada é gratuita.
Criado pela LEP Produções, o festival tem o objetivo de fortalecer a cultura e o empreendedorismo local. “Isso está em nosso DNA”, afirma Tayana Santos, CEO da empresa. “Outra premissa da LEP é ir para lugares que normalmente grandes eventos não chegam, mas tem muito a oferecer. O interior do estado nos encanta, descobrir o que tem nessas cidades nos fez chegar ao Carmo e sua vasta tradição de produtos rurais, além do forte turismo religioso”.
Celebrando a Padroeira – Valorizando a cultura local e o forte turismo religioso, todos os dias serão marcados pela missa das 18h, encerrando no dia 16, quando é celebrado o dia de Nossa Senhora do Carmo, Padroeira da cidade.
Café, cachaça e queijo – Como um festival gastronômico, o FIGPOR reunirá os melhores produtores da região em dois diferentes espaços: a Feira do Produtor Rural, com exposição e comercialização dos produtos e a Praça Gastronômica, com uma estrutura confortável e opções diversificadas para receber os mais diversos paladares. Os stands serão focados em produtores locais e de cidades próximas.
Workshop com Carlinhos de Jesus – Parte da assinatura da LEP, no dia 09 de julho o coreógrafo e um dos maiores nomes da arte nacional, Carlinhos de Jesus desembarca em Carmo para ministrar, um workshop de formação e capacitação artística, junto com um time de palestrantes renomados como Geovane Bento, Dre Ferreira e Priscilla Crespo, tudo isso sob o comando da mediadora Talita Spadafora. Todos os artistas locais que irão se apresentar durante os dias de festival, viverão esse processo, dando um passo a mais em suas carreiras.
Intercâmbio Cultural – Para além de preparar os artistas locais para aprimorar as suas carreiras o projeto dará oportunidade para que artistas de outras regiões do estado, para que possam levar sua música para outras cidades, são os artistas independentes em ascensão Sertanejo de Thiago Mastra, o samba de Mari Henrique e o Violino da dupla Letícia e Vanessa.
Expectativa de público e empregos gerados – Com pouco menos de 20 mil habitantes, Carmo irá ferver. A previsão é que, ao longo dos dias de evento, o público varie de 4 mil, podendo chegar a até 8 mil pessoas. Quando o assunto é empregos gerados, a estimativa é que o evento gere 400 empregos diretos e até 1.200 indiretos.
O projeto é uma realização da LEP Produções com o apoio Institucional da Prefeitura do Carmo através da Secretaria de Cultura e Turismo. E conta com patrocínio oficial da empresa de energia LIGHT, Instituto BAT, Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Advertisement
Advertisement