Comissão de Direitos Humanos discute importância da educação midiática para a sociedade em vivência legislativa do Programa Jovem Senador 2024.




Artigo sobre Educação Midiática

A educação midiática é a capacidade de aprender habilidades específicas voltadas para a análise crítica e consumo consciente de informações provenientes das redes sociais e dos meios de comunicação. Essa é uma pauta em destaque na Comissão de Direitos Humanos (CDH) durante a semana de vivência legislativa do Programa Jovem Senador 2024, a pedido do senador Paulo Paim (PT-RS), presidente do colegiado. A iniciativa visa discutir e promover a conscientização sobre a importância da educação midiática na atualidade, diante do cenário de abundância de informações e da necessidade de saber filtrar e interpretar conteúdos de maneira crítica.

Em entrevista exclusiva, a professora do Departamento de Jornalismo da Universidade de Brasília (UnB), Rafiza Varão, ressaltou a relevância do tema para a sociedade contemporânea. Segundo Varão, “a educação midiática é fundamental para capacitar os cidadãos a serem mais seletivos com as informações que consomem, identificar fake news e compreender as diversas formas de manipulação midiática que são comuns nos dias de hoje”. A especialista ainda enfatizou a importância de se investir em programas educacionais que promovam a formação de indivíduos críticos e conscientes do poder das mídias em suas vidas.

Durante o debate na CDH, espera-se que sejam abordados temas como a formação de professores para o ensino de mídia nas escolas, a autenticidade das informações veiculadas nas redes sociais e a responsabilidade das plataformas digitais na disseminação de conteúdos. Ademais, a discussão também deve incluir estratégias para incentivar o pensamento crítico e a educação para a mídia desde a infância, visando formar indivíduos capazes de lidar de forma ética e consciente com a informação disponível.


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