A base aérea de Canoas, localizada na Grande Porto Alegre, recebeu autorização para ampliar o número de voos semanais de 49 para 87, além de passar a operar 24 horas por dia.
O anúncio da expansão das operações aéreas foi feito nesta quinta-feira (11) por meio de comunicados da Anac, do Ministério de Portos e Aeroportos e da FAB. A data de início das novas operações dependerá da oferta de rotas pelas companhias aéreas e de ajustes na logística de transporte terrestre de passageiros e bagagens entre o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e a base aérea em Canoas.
Seguindo diretrizes do Ministério de Portos e Aeroportos, a ampliação das operações em Canoas foi viabilizada graças à parceria com a FAB, responsável pelo aeródromo da região metropolitana.
A medida visa mitigar os prejuízos logísticos causados pelas enchentes históricas no Rio Grande do Sul, que resultaram na paralisação das operações no aeroporto Salgado Filho. A data de reabertura para voos na capital gaúcha ainda não está confirmada devido à necessidade de reparos na infraestrutura do terminal.
Enquanto isso, os passageiros enfrentam oferta reduzida de voos e alta nos preços das passagens aéreas. Para autorizar os novos voos em Canoas, os intervalos entre pousos e decolagens foram reduzidos para uma hora e trinta minutos, conforme informado pela Anac e FAB.
A infraestrutura do aeródromo em Canoas também passou por melhorias, realizadas pela Fraport e pelo Comando da Aeronáutica. A Fraport, concessionária responsável pelo Salgado Filho, retomará parcialmente o serviço de embarque e desembarque de passageiros na próxima segunda-feira (15).
Enquanto isso, os pousos e decolagens continuarão na base aérea de Canoas, com transporte terrestre entre os aeroportos. Atualmente, o processo de embarque e desembarque é temporariamente operado em um shopping de Canoas, o ParkShopping Canoas, até a reabertura parcial do Salgado Filho.