Proposta do programa “Retoma RS” busca auxiliar empresas e trabalhadores diante dos impactos das chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul.







Projeto de Lei “Retoma RS” Institui Medidas para Enfrentar Impactos das Chuvas no Rio Grande do Sul

Projeto de Lei “Retoma RS” Institui Medidas para Enfrentar Impactos das Chuvas no Rio Grande do Sul

11/07/2024 – 10:20

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Pedro Westphalen, o autor da proposta

O Projeto de Lei 2020/24 institui o programa “Retoma RS”, para que empresas e trabalhadores possam superar impactos negativos das chuvas e enchentes deste ano no Rio Grande do Sul. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, a fim de preservar empregos, estão previstas medidas temporárias como banco de horas, teletrabalho, antecipação de férias individuais, concessão de férias coletivas e aproveitamento e antecipação de feriados.

Além disso, o texto prevê o pagamento do Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda aos trabalhadores, zera a contribuição previdenciária das empresas e isenta do Imposto de Renda as pessoas físicas residentes no estado.

Segundo o deputado Pedro Westphalen (PP-RS), autor da proposta, trata-se de medida semelhante ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, criado pela Lei 14.437/22 para enfrentamento da pandemia de Covid-19.

“A gravidade da atual situação no Rio Grande do Sul supera em muito os danos na pandemia, pois agora estão somados prejuízos de vidas, abastecimento, infraestrutura, atividade econômica e sanitários”, afirmou Pedro Westphalen.

Próximos passos
O projeto ainda será despachado para análise das comissões permanentes da Câmara. Para virar lei, a proposta também precisará ser aprovada pelo Senado.

Da Reportagem/RM
Edição – Natalia Doederlein


Sair da versão mobile