O debate sobre maternidade e carreira no Linhas Cruzadas: Ter filhos é um bom ou mau negócio? Filósofo Luiz Felipe Pondé analisa impacto da pílula anticoncepcional.

Na edição do Linhas Cruzadas desta quinta-feira (11), o debate girou em torno da questão de ter filhos ser um bom ou mau negócio. O filósofo Luiz Felipe Pondé destacou como o surgimento da pílula anticoncepcional na década de 1960 transformou as perspectivas das mulheres em todo o mundo.

Segundo Pondé, a chegada da pílula anticoncepcional e a ascensão da carreira profissional abriram novas possibilidades para as mulheres, tornando a maternidade não mais o único destino. Ele ressaltou a diferença entre emprego e carreira, destacando o impacto dessas mudanças na sociedade.

Leia também: Câmara dos Deputados aprova PEC da Anistia a partidos

O filósofo ainda mencionou como a pílula anticoncepcional foi vista como um libertador da mulher em relação à sua fisiologia reprodutiva, pois retirava a obrigação do sexo apenas com o objetivo de reprodução, uma vez que todo o ônus fisiológico da gravidez recai sobre a mulher.

Assista ao programa na íntegra:

Linhas Cruzadas, conduzido por Andressa Boni e Luiz Felipe Pondé, vai ao ar todas as quintas-feiras, às 22h, na TV Cultura, através do aplicativo Cultura Play, do site oficial da emissora e do canal do programa no YouTube.

Leia também: Iza agradece carinho após revelar traição: “Não sabia que tanta gente me amava”

Sair da versão mobile