Governo dos EUA anuncia subsídios de US$ 1,7 bilhão para indústria automotiva
No dia 11 de março, o governo americano divulgou a liberação de US$ 1,7 bilhão em subsídios para o setor automotivo. O objetivo é impulsionar o desenvolvimento das linhas de produção de veículos elétricos e de autopeças, como baterias.
Mais de dez fábricas que estão fechadas ou ameaçadas de fechamento serão beneficiadas por esses subsídios, localizadas em oito estados distintos. As empresas que serão contempladas estão principalmente nos estados da Geórgia, Michigan e Pensilvânia.
Essas concessões fazem parte da Lei de Redução da Inflação, uma iniciativa emblemática do presidente Joe Biden. A expectativa é de que esses investimentos mantenham e criem cerca de 15 mil empregos na indústria automotiva.
Esse plano também poderá ter impacto nas eleições de novembro, nas quais Biden enfrentará seu antecessor republicano, Donald Trump. Segundo o presidente dos EUA, esses investimentos resultarão na criação de milhares de empregos bem remunerados e na retenção de mais postos de trabalho, auxiliando as empresas do setor a se adaptarem às novas demandas do mercado.