Focus Cia de Dança apresenta espetáculo “Carlota” com 11 composições de Piazzolla em temporada gratuita no Centro Cultural Fiesp




Focus Cia de Dança apresenta espetáculo “Carlota: Focus Dança Piazzolla” em São Paulo

Focus Cia de Dança apresenta espetáculo “Carlota: Focus Dança Piazzolla” em São Paulo

Onze composições do argentino Astor Piazzolla são a matriz para a criação do espetáculo “Carlota: Focus Dança Piazzolla”, da Focus Cia de Dança, em temporada gratuita no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo. O tango, e a passionalidade da qual é impossível escapar, é o ritmo que proporciona uma celebração do corpo humano como obra de arte nas apresentações dos bailarinos do grupo carioca. Das 11 composições, quatro fazem parte das “Quatro Estações Portenhas”, suíte de obras que Piazzolla construiu aos poucos a partir da primeira delas, “Verão Portenho”, de 1964.

Segundo Alex Neoral, diretor e coreógrafo da companhia, o espetáculo tem uma curva que termina com a estação mais quente. As quatro estações permitiram Neoral trabalhar com uma ideia de ciclo e com as transformações características de cada um dos períodos. “As estações provocam sensações corpóreas diferentes, vão modificando os corpos não só na movimentação, nas texturas do movimento, mas também nas texturas visuais”, destaca.

Durante a apresentação de “Carlota”, são evidenciadas as mudanças nos figurinos usados pelos bailarinos e na iluminação, em fusões entre elementos como o outono e o inverno. O espetáculo se apropria da melancolia e rigidez do tango em cada momento da coreografia, explorando temas como abandono e sentimentos vividos ao longo da vida profissional do coreógrafo.

A obra também é uma homenagem às mestras dos 30 anos de trajetória profissional de Alex Neoral, incluindo Carlota Portela, fundadora da Cia Vacilou, Regina Sauer, da Cia Nós da Dança, Giselle Tápias do Grupo Tápias, e Deborah Colker. Essas quatro diretoras foram fundamentais na formação do coreógrafo.

O espetáculo tem viajado por diversas cidades do Brasil e o artista sonha em levá-lo para a Argentina. Em São Paulo, além das apresentações gratuitas, a Focus ofereceu uma oficina de dança contemporânea para estudantes e profissionais interessados.

Os bailarinos da companhia alternam-se em diferentes obras, como “Vinte”, sobre Clarice Lispector, “Bichos Dançantes”, “As Canções que Você Dançou pra Mim”, inspirada em Roberto Carlos, “Saudade de Mim”, com base na arte de Cândido Portinari e canções de Chico Buarque, e “Entre a Pele e a Alma”, com composições de Paula Raia e Sacha Amback interpretadas por Ney Matogrosso.


Sair da versão mobile