Financiamento de veículos tem aumento de 23,8% no primeiro semestre de 2024, atingindo 3,4 milhões de unidades, destaca B3.

No primeiro semestre deste ano, os financiamentos de veículos novos e usados apresentaram um aumento significativo de 23,8%, totalizando 3,4 milhões de unidades financiadas. Esse crescimento representa um marco positivo para o setor automotivo, superando em cerca de 650 mil unidades os números registrados no mesmo período de 2023.

Segundo dados da B3, responsável pelo Sistema Nacional de Gravames (SNG), os financiamentos de veículos comerciais e leves cresceram 21%, os veículos pesados tiveram um aumento de 15,8% e a categoria de motos foi a que mais se destacou, com um crescimento de 31,5%. Do total de unidades financiadas, 1,2 milhão corresponderam a financiamentos de veículos novos.

Esse resultado positivo é atribuído a diversos fatores, como a melhoria da renda da população e o fato dos veículos servirem como garantia para os contratos de financiamento. Além disso, a concessão de crédito por parte dos bancos foi fundamental para impulsionar esse crescimento, juntamente com a disponibilidade de recursos para as linhas de financiamento com garantia real, ou seja, os próprios veículos, caminhões e motos.

O gerente de Planejamento e Inteligência de Mercado da B3, Gustavo de Oliveira Ferro, destacou que as taxas de juros para os financiamentos oscilaram entre 1,27% e 1,91% ao mês, com base em abril de 2024. Esse cenário favorável contribuiu para tornar o primeiro semestre deste ano o melhor desde 2011, quando 3,7 milhões de unidades foram financiadas com o auxílio das linhas de crédito.

Dessa forma, o aumento dos financiamentos de veículos novos e usados reflete não apenas a recuperação do mercado automotivo, mas também a confiança dos consumidores e a oferta de crédito por parte das instituições financeiras. Este cenário promissor sugere que o setor automotivo continuará em expansão nos próximos meses.

Sair da versão mobile