Senador comemora inclusão da Hidrovia do Arco Norte no PPI e destaca impactos positivos para o desenvolvimento do Brasil.

O senador Irajá (PSD-TO) exaltou em seu discurso no Plenário, na última terça-feira (9), a decisão do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) de aprovar a qualificação da Hidrovia do Arco Norte e encaminhá-la para a avaliação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O PPI, criado pelo governo federal, tem como objetivo atrair investimentos privados para projetos de infraestrutura no país.

De acordo com o parlamentar, a conclusão da Arco Norte, que engloba estados como Goiás, Tocantins, Bahia, Mato Grosso, Maranhão e Pará, representará um marco no desenvolvimento da infraestrutura de transporte no Brasil. Ele enfatizou a importância do projeto para a logística de escoamento de grãos, fertilizantes e minérios do Centro-Oeste até o Pará, visando a redução de custos de transporte e o aumento da competitividade no mercado global.

“O projeto possibilitará ao Brasil ter o seu próprio Mississippi. Assim como os Estados Unidos, que utilizam mais de 80% da sua produção de grãos pela Hidrovia do Rio Mississippi, o Brasil terá a chance de estabelecer uma rota fluvial equivalente. A construção e operação da hidrovia resultarão na geração de milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia e melhorando as condições de vida da população, além de oferecer um meio de transporte mais sustentável e eficiente do ponto de vista ambiental,” afirmou.

O senador ressaltou que a inclusão da hidrovia no PPI reflete o compromisso do governo com a modernização e aumento dos investimentos estratégicos. Ele destacou que a expectativa é movimentar mais de 40 milhões de toneladas de commodities, utilizando os rios Tocantins e Araguaia até o Porto Vila do Conde, no Pará, reduzindo o tráfego de caminhões nas estradas.

“A Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou uma emenda de minha autoria no valor de R$ 1,1 bilhão para a obra. Essa emenda demonstra nosso compromisso em concretizar esse projeto, transformando-o em uma realidade significativa e um grande sonho para milhões de brasileiros que exploram a região do Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia e Pará,” ressaltou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile