As candidatas devem ter sido aprovadas para ingressar na graduação de uma universidade pública e podem se inscrever preenchendo o formulário virtual nos sites do Cetene ou do Programa Futura Cientistas. O prêmio será concedido a 69 mulheres, sendo 27 estudantes, uma por unidade federativa, além de professoras e tutoras premiadas.
O resultado das vencedoras será divulgado pela Capes em outubro, com a entrega do prêmio marcada para novembro. As alunas vencedoras receberão certificado e medalha, enquanto as professoras e tutoras serão premiadas com apoio financeiro para participar de congressos relacionados à área de seus projetos de trabalho.
A Capes, em parceria com o Cetene, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, coordena a premiação, que busca promover a equidade de gênero no mercado profissional. O edital para a seleção do prêmio Capes Futuras Cientistas está disponível no site da Capes, e dúvidas podem ser esclarecidas através dos e-mails específicos ou pelo WhatsApp.
É uma oportunidade única para reconhecer e incentivar futuras cientistas, professoras e tutoras que se destacam nas áreas de ciências exatas. A iniciativa contribui para a formação de uma sociedade mais igualitária e com maior representatividade feminina em setores que historicamente são dominados por homens. Não perca a chance de participar e fazer parte dessa importante iniciativa que valoriza e reconhece o talento e dedicação de mulheres na área científica.