Central 190 da PMERJ conquista certificação ISO 9001 por excelência no atendimento de emergência e segurança em todo o Rio de Janeiro.




Central 190 da PMERJ conquista certificação ISO 9001 por qualidade do atendimento

Central 190 da PMERJ conquista certificação ISO 9001 por qualidade do atendimento

A Central 190, serviço de emergência ligado à Segurança Pública do Rio de Janeiro, se tornou a primeira na América Latina a conquistar a certificação ISO 9001, reconhecida internacionalmente por sua qualidade. A Central, que é operada pela Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro, recebeu o selo devido à excelência no atendimento prestado pelos operadores, com alto índice de aprovação da população.

Em uma pesquisa de satisfação realizada, a Central 190 obteve uma média de 4,40 em uma escala de 0 a 5. O governador Cláudio Castro, do partido PL, recebeu o selo ISO 9001 em uma cerimônia realizada nesta terça-feira (9) em reconhecimento ao trabalho desempenhado pela Central.

A certificação foi concedida após a realização de uma pesquisa de satisfação em tempo real, conduzida durante a implementação do sistema de gestão da Central 190. A empresa BGA Certificadora, credenciada pelo Inmetro, exigiu a realização do estudo que avaliou a qualidade do atendimento por meio de SMS com notas de 0 a 5 enviados aos usuários.

O representante da BGA, Alexandre Rangel, ressaltou a importância da Central 190 em atender aos critérios de certificação do ISO 9001. Ele enfatizou a preocupação com a melhoria contínua e a gestão da qualidade por parte do órgão público.

O ISO 9001 é adotado em 169 países e reconhecido por mais de um milhão de empresas públicas e privadas em todo o mundo. A certificação avalia a aplicação das melhores práticas de gestão, auxiliando instituições e empresas a desenvolverem processos de qualidade.

A Central 190, em operação há 48 anos, conta com 180 policiais militares em seu quadro. O serviço é acionado aproximadamente cinco mil vezes por dia, atendendo a demandas de todo o território fluminense. Nos últimos três anos, a Central passou por uma requalificação, com treinamento dos PMs para o atendimento, ampliação da cobertura para todo o estado e centralização das informações para uma gestão mais eficaz.


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