Maricá pode ter suas ondas “amansadas” em breve
Uma importante reunião ocorreu nesta segunda-feira em Tenerife, na Espanha, entre o deputado e pré-candidato a prefeito Washington Quaquá (PT) e autoridades locais. O objetivo do encontro foi conhecer um projeto que “amansou” as ondas do mar na ilha, tornando-a mais atrativa para o turismo. Em Maricá, a força das marés tem sido um problema, chegando a provocar danos recentes em Itaipuaçu.
O projeto inicial, inspirado pela experiência espanhola, envolve a construção de uma barreira artificial com rochas em torno de Itaipuaçu e Ponta Negra, conhecida como “arroncamento de rochas”. O deputado Quaquá ressaltou a importância de buscar soluções e tecnologias ao redor do mundo para adaptá-las à realidade de Maricá.
Além de tornar as praias mais seguras e agradáveis para os banhistas, a implementação desse projeto abrirá caminho para a construção de portos e píeres, possibilitando um transporte aquaviário sustentável para a cidade do Rio. Isso também poderia reduzir o trânsito na região, além de atrair cruzeiros marítimos para Maricá.
A cidade já tem planos para a implantação de recifes artificiais em pontos estratégicos, visando promover a prática de surfe. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) solicitou à UFRJ um estudo de viabilidade para a construção de barreiras de pedra na orla.
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp