O Arraial do Pavulagem, grupo musical que ocupa as ruas de Belém (PA) com seus coloridos cortejos populares durante os festejos juninos, recebeu um importante reconhecimento como manifestação da cultura popular. Nesta terça-feira (9), a Comissão de Educação e Cultura (CE) aprovou o projeto de lei 4.284/2019 com esse objetivo, que agora segue para sanção presidencial, a menos que haja pedido para votação no Plenário do Senado.
O projeto, originado na Câmara dos Deputados, contou com o voto favorável do relator, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). Em seu relatório, o senador destacou que o grupo, fundado em 1986, realiza cortejos pelas ruas da capital paraense que atraem milhares de pessoas com trajes coloridos, chapéus enfeitados com fitas e elementos culturais da roda de boi.
“O Arraial do Pavulagem anima as ruas da capital paraense com música, dança, cantoria e encenações tradicionais, incluindo bois-bumbá. O Arrastão do Pavulagem é um dos eventos populares organizados pelo grupo. O relator afirmou que a trajetória do grupo ao longo de mais de três décadas é marcada pela dedicação à pesquisa, produção e valorização da cultura popular amazônica”, ressaltou o senador.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)