Chile inaugura maior usina solar do país, com 882.720 painéis fotovoltaicos em área equivalente a 370 campos de futebol.




Chile inaugura maior usina solar do país

Chile inaugura maior usina solar do país

No dia 08 de março, o Chile deu mais um passo em direção à ampliação do uso de energias renováveis, com a inauguração de sua maior usina solar até o momento. Com 882.720 painéis fotovoltaicos instalados em uma área equivalente a 370 campos de futebol, a usina Ceme1 é um novo marco para o país sul-americano.

Localizada na região de Antofagasta, a 1.400 km da capital chilena, Santiago, a usina é abastecida pela radiação solar do Deserto do Atacama, conhecido como o mais árido do mundo. Com capacidade instalada de 480 megawatts (MW), o projeto é capaz de gerar energia suficiente para abastecer meio milhão de residências chilenas.

Operada pela Generadora Metropolitana, empresa pertencente ao grupo francês EDF e à chilena Andes Mining & Energy (AME), a usina ocupa uma área de 435 hectares, contribuindo significativamente para a matriz energética do Chile.

Este novo empreendimento reafirma o compromisso do Chile com o desenvolvimento sustentável e a redução da dependência de fontes de energia não renováveis. Com a implementação de projetos como a usina Ceme1, o país avança rumo à sua meta de se tornar carbono neutro até 2050.


Sair da versão mobile