Quase 79% das famílias brasileiras estão endividadas, revela pesquisa da CNC: Juros altos e dívidas atrasadas preocupam população




Análise do Endividamento das Famílias Brasileiras

Famílias Brasileiras Enfrentam Alto Endividamento

Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), divulgada nesta quinta-feira (4), quase 79% das famílias brasileiras estão atualmente endividadas. Além disso, cerca de um terço dessas famílias apresentam dívidas atrasadas, totalizando 28,8% da população.

Diante dessa realidade, muitas famílias têm recorrido ao crédito para tentar lidar com suas despesas, porém os altos juros praticados no país têm tornado a dívida cada vez mais difícil de ser quitada.

Um dado interessante da pesquisa é que a classe média, que recebe de 5 a 8 salários mínimos, encontra-se fortemente endividada. Apesar de boa parte desse grupo não ter votado em Lula, as críticas do presidente da República em relação à taxa Selic ressoam entre esses indivíduos, refletindo a insatisfação em relação aos altos juros.

Por outro lado, a classe média baixa, composta por aqueles que recebem de 2 a 5 salários mínimos, possuem um perfil diferente. Apesar de se apoiarem em serviços públicos de educação e saúde, muitos não recebem benefícios como Bolsa Família. Essa parcela da população mostra melhorias em sua condição financeira, porém ainda vivencia incertezas quanto ao futuro, temendo perder o que conquistaram.

Essa insegurança em relação ao cenário econômico é agravada pelos altos juros e pela ameaça de inflação. Recentemente, Lula recuou em suas críticas ao Banco Central após semanas de ofensiva, mostrando-se sensível às preocupações da população com relação à economia e à gestão fiscal do país.


Sair da versão mobile