Age of Revolutions: Uma análise das virtudes do liberalismo ao longo da história por Fareed Zakaria




Artigo sobre o livro “Age of Revolutions” de Fareed Zakaria

Análise do livro “Age of Revolutions” de Fareed Zakaria

No cenário atual, marcado por desafios à ordem liberal, surgem obras que procuram destacar as virtudes desse sistema. Uma dessas obras é “Age of Revolutions”, do renomado jornalista Fareed Zakaria, conhecido por seu trabalho na CNN e no Washington Post.

O autor se propõe a examinar períodos históricos que tiveram impacto significativo em países e no mundo, caracterizando-os como revoluções. Em seu livro, Zakaria investiga nove revoluções, divididas entre passado e presente. Entre as do passado, destacam-se a Revolução Holandesa, Revolução Gloriosa e Revolução Industrial, enquanto entre as do presente estão a globalização, tecnologia, identidade e geopolítica.

A escolha das revoluções do passado revela uma abordagem com viés liberal por parte do autor, que enxerga esses eventos como positivos, com exceção da Revolução Francesa, que é retratada de forma negativa. Zakaria destaca que as lições aprendidas com as revoluções liberais podem auxiliar na superação de desafios contemporâneos, como o populismo.

O estilo de escrita de Zakaria é envolvente, tornando a leitura do livro uma experiência prazerosa. Apesar de concordar com as ideias centrais do autor, é válido ressaltar a necessidade de uma análise crítica em relação à defesa fervorosa do liberalismo presente na obra.

Artigo por: Jornalista X


Sair da versão mobile