Senado entrega Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara a personalidades e instituições que se destacaram na promoção dos direitos humanos.

O Senado realizará na quarta-feira (10), às 10h, no Plenário do Senado, a entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A honraria celebra indivíduos e instituições que ofereceram contribuições para a promoção dos direitos humanos no país.

Na cerimônia deste ano, destacam-se os agraciados:

Senador Paulo Paim (PT-RS): presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Paim é reconhecido por sua atuação na elaboração de legislações importantes, como o Estatuto da Pessoa Idosa, o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei de Cotas. Desde 1987 no parlamento, o senador tem se dedicado à defesa dos direitos humanos.

Ministro Silvio Almeida: advogado, professor e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Almeida é autor do livro “Racismo Estrutural” e fundador do Instituto Luiz Gama, voltado para causas sociais relacionadas à questões étnico-raciais e de minorias.

Professor Antônio Augusto Cançado Trindade (in memoriam): jurista renomado na área do Direito Internacional e dos Direitos Humanos, foi professor emérito da UnB e juiz em cortes internacionais.

Rafael Régis Azevedo: destaque na causa das doenças raras, tem sido fundamental no apoio e cuidado a essa população.

Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC / Recife-PE): entidade sem fins lucrativos dedicada a preservar o legado de Dom Hélder Câmara.

Dom Hélder Câmara

Bispo católico e defensor dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro, Dom Hélder Câmara foi indicado quatro vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Sua atuação como arcebispo de Olinda e Recife entre 1964 e 1985 marcou uma igreja voltada para os mais necessitados e a defesa da não violência.

Vinícius Gonçalves, sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Sair da versão mobile