Partido Trabalhista vence após 14 anos: Keir Starmer é o novo primeiro-ministro do Reino Unido






Resultado das Eleições no Reino Unido

Após 14 anos com o Partido Conservador no poder, o Partido Trabalhista venceu as eleições para o Parlamento do Reino Unido.

Os eleitores britânicos foram às urnas na última quinta-feira (4) para definirem os 650 membros da Câmara dos Comuns. O resultado foi confirmado na madrugada desta sexta (5).

Leia mais: Polícia Federal indicia Jair Bolsonaro por venda ilegal de joias

Com 412 assentos conquistados, a legenda de centro-esquerda agora deve nomear Keir Starmer como o novo primeiro-ministro do Reino Unido.

Durante o discurso que fez diante da vitória, o líder dos trabalhistas disse que o mandato lhe exigirá uma “grande responsabilidade“. “Temos que devolver a política ao serviço público. Mostrar que a política pode ser uma força para o bem”, completou.

No cenário político do Reino Unido, uma reviravolta inesperada marcou as eleições para o Parlamento. Após mais de uma década sob o comando do Partido Conservador, os eleitores britânicos decidiram dar a vitória ao Partido Trabalhista, surpreendendo analistas e especialistas.

Com um total de 650 membros a serem eleitos para a Câmara dos Comuns, a contagem dos votos se estendeu pela noite e culminou na confirmação do resultado nas primeiras horas da sexta-feira. O Partido Trabalhista conseguiu conquistar 412 assentos, o que lhe garantiu a maioria e a possibilidade de indicar Keir Starmer como o novo primeiro-ministro do país.

Em seu discurso após a vitória, Keir Starmer destacou a importância da responsabilidade que lhe seria atribuída e o compromisso de devolver a política ao serviço público. Ele ressaltou a ideia de que a política pode ser uma força positiva para a sociedade, um mantra que parece guiar seu futuro governo.


Sair da versão mobile