Federais deflagram Operação Sicários
As autoridades federais agiram em caráter de urgência e prenderam Evandro Robier Dias da Silva, conhecido como Trombada, de 53 anos, e Douglas Costa Alves de Souza, de 27. Ambos foram transferidos para a Penitenciária Federal de Porto Velho, juntamente com as mulheres ligadas a eles.
Segundo as investigações, tudo começou em 28 de agosto de 2020, quando um veículo Gol branco, ocupado por dois homens, foi avistado nas proximidades do presídio federal. No dia seguinte, os suspeitos retornaram ao local, desta vez em um Gol vermelho.
O veículo foi abordado por policiais rodoviários federais, e um dos ocupantes era Trombada, um criminoso já conhecido pela polícia de São Paulo. Ambos foram revistados e liberados. Trombada é apontado como integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) e já cumpriu pena em várias penitenciárias consideradas redutos da facção criminosa.
Em abril deste ano, a Justiça Federal de Rondônia condenou Trombada a 5 anos e 8 meses de prisão em regime fechado, enquanto Douglas e as mulheres receberam pena de 3 anos e 7 meses em regime semiaberto. Apesar de terem sido soltos, todos recorreram da decisão.
A equipe de reportagem tentou entrar em contato com os advogados dos acusados na Operação Determinatio, assim como com a defesa de Evandro Robier Dias, o Trombada, e Douglas Costa Alves de Souza. Até o momento, não houve manifestação. Este texto será atualizado conforme novas informações surgirem.