Material radioativo furtado é encontrado próximo a “cemitério de carros”
Após o furto de uma carga de material radioativo no último domingo (30), parte do material foi localizado próximo a um local conhecido como “cemitério de carros”. O delegado responsável pelo caso informou que a descoberta ocorreu em uma via na região da Cidade Tiradentes, e as autoridades continuam em diligências para recuperar o restante da carga.
Produto furtado estava em um veículo na zona leste
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP) divulgou que o material radiativo estava armazenado em um veículo com placa RFI873, que foi furtado em uma rua do Jardim Bandeirante, zona leste da cidade. O caso está sendo investigado pelo 49º DP.
O material desaparecido trata-se de uma fonte de Germânio/Gálio, que, de acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), estava fora do prazo de validade e seria transportado para os estados do Paraná e Santa Catarina. O material estava armazenado em embalagens de chumbo, que servem como blindagem para evitar qualquer irradiação ao meio ambiente.
A CNEN alerta que qualquer indivíduo que encontrar o material deve manter distância e acionar imediatamente a polícia, pois a manipulação inadequada pode representar riscos à saúde. Os números (21) 98368-0734 e (21) 98368-0763 foram disponibilizados pelo órgão para que a população possa fornecer informações sobre o paradeiro do veículo e do material radioativo.