Extrema direita francesa enfrenta polêmicas às vésperas do segundo turno das eleições legislativas neste domingo.




Segundo Turno das Eleições Legislativas na França

Segundo Turno das Eleições Legislativas na França

A França se prepara para voltar às urnas no segundo turno das eleições legislativas no país, que ocorrerá no domingo (7). O jornal Le Monde destaca a questão da banalização do voto no partido de extrema direita Reunião Nacional (RN) e aponta dezenas de candidatos da legenda acusados de “racismo, antissemitismo ou complotismo”. Segundo o pretendente ao cargo de primeiro-ministro Jordan Badella, esses candidatos “representam o povo da França”.

O diário ressalta que desde a criação da Frente Nacional (FN) em 1972, que posteriormente se tornou Reunião Nacional em 2018, a organização do partido e a escolha de seus integrantes ilustram a permanência de correntes radicais.

O jornal Libération também aborda esse aspecto, a poucos dias do histórico partido de extrema direita obter um número recorde de deputados na Assembleia francesa, de acordo com as pesquisas de intenções de voto. A manchete traz a frase “Racistas, antissemitas, complotistas e futuros deputados pelo RN”, acompanhada da foto do presidente da sigla, Jordan Bardella, e de outros membros do partido.


Sair da versão mobile