Convocação das eleições foi ‘desespero’, diz professor. Klaus Guimarães Dalgaard, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), lembrou que os próprios Conservadores tinham como certa a realização das eleições no outono no Hemisfério Norte — isto é, entre setembro e novembro —, na expectativa de que Sunak teria números melhores para apresentar à população. Como o prognóstico é ruim, o anúncio foi antecipado para maio. “É a única chance de ele sobreviver”, avaliou ao UOL.
Principais candidatos
Rishi Sunak, de 44 anos, assumiu o cargo no final de 2022. Ex-ministro de Finanças de Boris Johnson, Sunak foi o político mais jovem a liderar o governo desde 1812. De origem indiana, nasceu em Southampton, no sul da Inglaterra, casou-se com a herdeira de um bilionário indiano e é mais rico que o rei Charles 3º. Virou primeiro-ministro após a gestão desastrosa de Liz Truss, mas não conseguiu dar um novo impulso aos Conservadores, afetados principalmente pelas consequências do Brexit para a economia britânica, a covid-19 e o aumento do custo de vida.
Keir Starmer, 61, foi procurador-geral da Inglaterra e do País de Gales. Filho de um operário e uma enfermeira, entrou tarde na política: foi eleito deputado apenas em 2015 e substituiu Jeremy Corbyn à frente dos Trabalhistas em 2020. Desde então, tem insistido em aproximar o partido das posições de centro e abandonado algumas promessas ambientais. Durante a campanha, Starmer definiu seis prioridades: estabilidade econômica, redução da espera no NHS, reforço da polícia, nova política energética, abertura de cargos para professores e criação de um centro de comando para a segurança das fronteiras.