Presidente Lula declara não ter diploma universitário durante inauguração de campus da UFVJM em Teófilo Otoni em 2010.





Presidente Lula inaugura campus universitário em Teófilo Otoni

No ano de 2010, durante seu segundo mandato como Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a inauguração do campus de Teófilo Otoni da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri). Esse campus é conhecido por abrigar os cursos de medicina da universidade desde 2014, período em que a presidente era Dilma Rousseff.

Em relação à declaração de Lula de que se formou em medicina, a assessoria de imprensa da Presidência negou tal informação. De acordo com a Secretaria de Comunicação, o presidente estava se referindo à inauguração da universidade na entrevista e destacou a importância de não ter uma graduação como motivação para trabalhar pela igualdade educacional no Brasil.

Diferentemente do que foi mencionado na entrevista, Lula já declarou publicamente em diversas ocasiões que não possui diploma universitário. Durante uma reunião do Mercosul na Argentina, em julho de 2023, o ex-presidente ressaltou que tanto ele quanto seu vice, José Alencar, não possuíam diploma, o que reforça seu compromisso com a educação no país.

Em 1918, a Argentina já tinha feito sua primeira reforma universitária, enquanto o Brasil não contava sequer com sua primeira universidade. Quando eu e o Zé Alencar tomamos posse, nós não tínhamos?

Recentemente, Lula cometeu um equívoco ao afirmar em uma entrevista para o UOL que era o único presidente do Brasil sem diploma universitário. Café Filho, que foi presidente após a morte de Getúlio Vargas, também não possuía tal diploma, apesar de ser advogado.

O post desinformativo sobre a falta de diploma de Lula alcançou grande repercussão nas redes sociais, com 22,6 mil visualizações, 627 curtidas e 255 comentários até esta quinta-feira.


Sair da versão mobile