Indicador Antecedente de Emprego sobe em junho, mostrando mercado de trabalho aquecido, aponta pesquisa da FGV.




Artigo de Notícias

Indicador Antecedente de Emprego do Brasil Aponta Melhora em Junho

SÃO PAULO (Reuters) – O Indicador Antecedente de Emprego do Brasil voltou a subir em junho, mostrando ainda um mercado de trabalho aquecido, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 0,5 ponto em junho, atingindo 79,4 pontos. Mesmo não recuperando a queda de 1,3 ponto registrada em maio, os números indicam uma tendência positiva para o setor.

“A melhora do indicador no mês recupera parte do que foi perdido em maio e mostra que a queda naquele mês não interrompeu a trajetória positiva iniciada em 2023”, comentou Rodolpho Tobler, economista da FGV Ibre, em nota oficial.

Os dados divulgados pela FGV revelam um cenário de recuperação gradual do mercado de trabalho no Brasil, apesar dos desafios enfrentados devido à pandemia e outros fatores econômicos. A tendência de crescimento do indicador antecedente é um sinal promissor para a retomada da economia e geração de empregos no país.

Investimentos e políticas públicas que estimulam a atividade econômica e a criação de postos de trabalho devem ser priorizados para garantir a continuidade dessa tendência de recuperação. A expectativa é que, com a manutenção do ambiente favorável, o mercado de trabalho brasileiro possa se fortalecer e contribuir para a melhoria do cenário econômico nacional.


Sair da versão mobile