Deputados da direita buscam aumentar penas para estupradores em nova investida após polêmica com PL Antiaborto por Estupro.






Articulação da direita para endurecer penas contra estupradores

Articulação da direita para endurecer penas contra estupradores

Deputados da direita estão se articulando para aprovar matérias que endureçam penas contra estupradores, em resposta ao desgaste provocado pelo PL Antiaborto por Estupro. O autor do projeto, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), propôs o aumento da pena para estupradores e outras iniciativas estão sendo discutidas no Congresso.

Os deputados do PL, partido de Jair Bolsonaro, estão coletando assinaturas para votar urgência de um novo texto na mesma linha, que também inclui a castração química dos criminosos, uma antiga bandeira do bolsonarismo.

Com o debate em torno do PL 1.904, que gerou críticas até mesmo de setores conservadores no Congresso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a criação de uma comissão especial para analisar o projeto no segundo semestre.

Na CCJ da Câmara, a presidente Caroline de Toni (PL-SC) incluiu na pauta de votações um projeto que aumenta a pena para estupradores, com apoio de parlamentares do PL. O relator da matéria, Capitão Alberto Neto (PL-AM), destaca a importância de aproveitar oportunidades na política para avançar com pautas de interesse da direita.

O relatório prevê o aumento das penas para estupradores, além da possibilidade de castração química dos condenados. O tema tem gerado debates intensos no Congresso, com diferentes opiniões dentro da base governista.

Apesar da ofensiva da direita, alguns parlamentares acreditam que o projeto só será votado em plenário após as eleições municipais de outubro, devido ao recesso parlamentar e ao esvaziamento da Câmara durante o processo eleitoral.

Outras propostas relacionadas ao aumento de penas para estupradores estão em discussão no Congresso, com destaque para a inclusão da castração química como medida complementar. O debate promete seguir intenso, com diferentes posicionamentos e estratégias políticas em jogo.


Sair da versão mobile