Audiência Pública discute prevenção de cegueira causada por doenças como diabetes e catarata no Brasil



Audiência Pública na Câmara dos Deputados discute doenças que causam cegueira

02/07/2024 – 13:10

Depositphotos

Algumas doenças, como o diabetes, podem causar cegueira

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (4) para discutir a importância de alertar a população sobre doenças que podem causar cegueira, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular imagem (DMRI).

A audiência foi pedida pela deputada Fernanda Pessoa (União-CE), e será realizada às 9 horas, no plenário 7.

“Algumas dessas cegueiras poderiam ser evitadas se houvesse diagnóstico precoce e idas frequentes ao oftalmologista”, afirma Fernanda.

Da Redação – ND

O plenário da Câmara dos Deputados será palco de uma importante audiência pública nesta quinta-feira, dia 4 de julho de 2024. A Comissão de Saúde, presidida pela deputada Fernanda Pessoa, do União-CE, reunirá especialistas para discutir as doenças que podem levar à cegueira e a importância da conscientização da população sobre esses problemas oftalmológicos.

O foco principal do debate serão enfermidades como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular imagem (DMRI). Segundo estudos, muitos casos de cegueira poderiam ser evitados com um diagnóstico precoce e visitas regulares ao oftalmologista, como ressalta a deputada Fernanda Pessoa.

A preocupação com a saúde ocular se tornou um assunto de extrema relevância, principalmente diante do aumento da incidência de doenças crônicas, como o diabetes, que podem desencadear complicações sérias, como a perda da visão. Por esse motivo, a audiência pública se torna essencial para disseminar informações e promover a prevenção.

A expectativa é de que a discussão no plenário 7 da Câmara dos Deputados traga à tona questões fundamentais para a saúde visual da população brasileira, incentivando a busca por cuidados oftalmológicos e o acompanhamento regular da saúde dos olhos. Não perca a cobertura completa desse evento em nossas próximas edições.

Sair da versão mobile