Maduro anuncia retomada do diálogo com os EUA apesar das sanções: “Conversas públicas sem manipulações”




Presidente da Venezuela anuncia retomada de diálogo com os Estados Unidos

Presidente da Venezuela anuncia retomada de diálogo com os Estados Unidos

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, surpreendeu nesta segunda-feira (1º) ao anunciar a retomada do diálogo com os Estados Unidos. Apesar das sanções impostas por Washington ao setor petrolífero venezuelano e da proximidade das eleições presidenciais no país, Maduro afirmou que as conversas serão retomadas na próxima quarta-feira.

Em seu programa de televisão, Maduro declarou: “Na próxima quarta-feira serão retomadas as conversas dos Estados Unidos para que cumpram os acordos firmados no Catar e para restabelecer os termos do diálogo com respeito sem manipulações e, ademais, que sejam diálogos públicos sem especulações”.

Essa iniciativa do presidente venezuelano gerou grande repercussão internacional, visto que as relações entre os dois países vinham se deteriorando nos últimos anos. Com a retomada do diálogo, há expectativa de uma possível reaproximação e solução para a crise política e econômica que assola a Venezuela.

Analistas políticos e especialistas em relações internacionais estão divididos quanto aos possíveis desdobramentos desse movimento de Maduro. Alguns acreditam que a retomada do diálogo pode abrir caminho para uma resolução pacífica dos conflitos entre os dois países, enquanto outros permanecem céticos em relação às intenções do presidente venezuelano.

Em meio a esse cenário incerto, a comunidade internacional aguarda com expectativa os desdobramentos das próximas negociações entre Venezuela e Estados Unidos. A diplomacia e a política externa serão fundamentais para definir os rumos dessa relação bilateral e suas possíveis consequências para a região.

ba/dga/rpr/am


Sair da versão mobile