Hécuba, não Hécuba: Tiago Rodrigues encena drama contemporâneo na Carrière de Boulbon, espaço histórico do Festival de Avignon.

TIAGO RODRIGUES REINVENTA CLÁSSICO GREGO EM CENÁRIO HISTÓRICO DE AVIGNON

Na prestigiosa Carrière de Boulbon, palco que já testemunhou a encenação de The Mahabharata por Peter Brook, o aclamado diretor Tiago Rodrigues traz à vida a tragédia de Hécuba, antiga rainha de Troia transformada em escrava após a queda da cidade. Em Hécuba, não Hécuba, Rodrigues mergulha na complexa psicologia dos personagens, rompendo com a tradicional narrativa trágica para dar voz à intimidade e aos sentimentos de seus protagonistas.

“Com Hécuba, Eurípedes revolucionou a tragédia clássica ao explorar a dimensão psicológica de seus personagens como nunca antes. Esta obra representa uma ruptura com o padrão estabelecido, permitindo uma leitura mais profunda e sensível dos protagonistas”, afirma Rodrigues, que assumiu a posição de diretor-geral do Festival de Avignon em 2023.

No centro dessa reinvenção está a personagem de Nadia, interpretada com maestria pela renomada atriz Elsa Lepoivre, da icônica Comédie Française. Nadia, que ensaia o papel de Hécuba, vê sua vida pessoal se entrelaçar com a trama da peça ao lutar pela justiça de seu filho autista nos tribunais, diluindo as fronteiras entre realidade e ficção de forma cativante e provocativa.

Para Rodrigues, Hécuba não é apenas uma figura trágica, mas também um símbolo político que questiona a aceitação da vulnerabilidade pela sociedade. Através da lente da atriz e de sua personagem, o diretor aborda questões de justiça, humanidade e a relação com as leis e valores sociais.

Esta não é a primeira incursão de Rodrigues nos clássicos, mas em Hécuba, não Hécuba, ele busca trazer uma nova leveza à tragédia, contando com a habilidade fluente dos atores da Comédie Française, incluindo o reconhecido Denis Podalydès. A obra é um tributo à força da imaginação e da interpretação teatral, capturando a essência atemporal e poderosa do drama grego.

Sair da versão mobile