Exposição World Press Photo 2024 chega ao Rio de Janeiro
Uma das mostras mais esperadas de fotografia do mundo, a World Press Photo 2024, desembarcou no Rio de Janeiro no dia 3 de julho e fica em cartaz até 25 de agosto na CAIXA Cultural. Com 129 fotografias vencedoras do 67º concurso anual, a exposição itinerante promete levar os visitantes a uma jornada única pelo fotojornalismo e pela fotografia documental mundial.
Entre os destaques do acervo estão temas como as guerras em Gaza e na Ucrânia, migração, família, demência e meio ambiente. A mostra também traz um olhar inédito para histórias proeminentes e negligenciadas ao redor do globo. A seleção deste ano conta com quatro fotógrafos brasileiros, mostrando o reconhecimento internacional da qualidade do fotojornalismo do país.
Segundo Raphael Dias e Silva, curador e gerente da exposição, o objetivo é levar a World Press Photo para o maior número de lugares possível, e a parceria com a CAIXA Cultural possibilitou a volta da mostra ao Brasil. A exposição já passou por Amsterdã, Londres, Sydney, Cidade do México, entre outras cidades, e ainda seguirá para Berlim, Roma, Hong Kong após o Rio de Janeiro e São Paulo.
As obras presentes na exposição foram escolhidas entre 61.062 inscrições de 3.851 fotógrafos de 130 países. Com 24 projetos vencedores e seis menções honrosas, o acervo reúne trabalhos de 33 fotógrafos de 25 países diferentes, incluindo o Brasil.
Na categoria Individual da América do Sul, destaca-se a obra “Seca na Amazônia”, do fotógrafo Lalo de Almeida, que retrata a realidade dos povos indígenas na região. Já Gabriela Biló recebeu menção honrosa por “Insurreição”, que aborda os acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. Os brasileiros Felipe Dana e Renata Brito foram premiados na categoria formato com “À Deriva”, um ensaio sobre migrantes da África Ocidental em busca de oportunidades na Europa.
A World Press Photo 2024 está em exposição na CAIXA Cultural do Rio de Janeiro, localizada na R. do Passeio, 38 – Centro. A visitação é gratuita e acontece de terça a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 18h. A classificação etária é de 12 anos. Mais informações estão disponíveis no site da CAIXA Cultural.