Coreia do Norte muda transmissão de TV estatal de satélite chinês para russo, desafiando monitoramento sul-coreano






Coreia do Norte muda transmissão de TV estatal de satélite chinês para russo

Coreia do Norte muda transmissão de TV estatal de satélite chinês para russo

Por Daewoung Kim e Ju-min Park

A Coreia do Norte surpreendeu ao mudar a transmissão da sua TV estatal de um satélite chinês para um satélite russo, conforme informou o Ministério da Unificação da Coreia do Sul nesta segunda-feira. Essa mudança tem gerado desafios para as agências governamentais e mídias sul-coreanas que monitoram as transmissões do país vizinho.

De acordo com um provedor sul-coreano de serviços de antena parabólica, que preferiu não se identificar devido à sensibilidade da questão, os sinais da Televisão Central Coreana, da Coreia do Norte, passaram a ser transmitidos pelo satélite russo Express 103 a partir de 29 de junho, em substituição ao satélite ChinaSat 12.

Essa mudança repentina levanta questionamentos sobre os motivos por trás da decisão da Coreia do Norte, bem como sobre as implicações práticas para o monitoramento das transmissões e conteúdos do país. A transição para um satélite russo pode dificultar o acesso e a análise dessas transmissões por parte dos países vizinhos e da mídia internacional.

Até o momento, autoridades norte-coreanas não comentaram publicamente sobre a mudança de satélite para a transmissão de sua TV estatal. As especulações e análises sobre os possíveis motivos e consequências desse movimento devem continuar nos próximos dias.

Sair da versão mobile