DestaqueUOL

Suprema Corte dos EUA decide sobre imunidade criminal de Trump em processo por fraude eleitoral antes das eleições.





Suprema Corte dos EUA decide sobre imunidade criminal de Trump

Tentativa de Trump de obter imunidade criminal será decidida pela Suprema Corte

Por John Kruzel e Andrew Goudsward

WASHINGTON (Reuters) – A tentativa de Donald Trump de obter imunidade criminal nos processos por fraude eleitoral no pleito de 2020 deve ser decidida na segunda-feira pela Suprema Corte dos Estados Unidos. Mas seja qual for a decisão, o tribunal já ajudou o ex-presidente a evitar que o julgamento ocorra antes das eleições do dia 5 de novembro.

A decisão do tribunal, cuja maioria conservadora de 6-3 inclui três juízes nomeados por Trump, será divulgada 20 semanas depois de ele ter solicitado imunidade aos juízes. O cronograma da decisão provavelmente não dá tempo suficiente para o procurador especial Jack Smith julgar Trump pelas quatro acusações federais pelas quais ele passou a responder em agosto passado e para o júri chegar a um veredito antes de os eleitores irem às urnas.

Com essa decisão pendente, a contagem regressiva para as eleições presidenciais continua e a possibilidade de Trump ser julgado antes do pleito parece cada vez mais remota. Os eleitores terão que decidir nas urnas antes que a Suprema Corte se pronuncie sobre a imunidade criminal do ex-presidente.

Enquanto isso, a ansiedade aumenta e a política nos Estados Unidos continua a ser marcada pela incerteza em relação ao futuro legal de Donald Trump. Aguardemos, pois, a decisão da Suprema Corte que será anunciada na segunda-feira.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo