Exército israelense trava intensas batalhas terrestres no bairro de Shujaiya, em Gaza, cercando civis palestinos e causando pânico.




Conflito em Gaza: Exército israelense enfrenta Hamas e Jihad Islâmica

Desde quinta-feira (27), o Exército israelense tem travado intensas batalhas terrestres contra combatentes do Hamas e da Jihad Islâmica, especialmente no bairro de Shujaiya, a leste da cidade de Gaza. Com os confrontos se intensificando, os civis palestinos estão cercados, mas não conseguem abandonar a área devido aos combates.

“As nossas forças estão em operação em Rafah, Shujaiya, em toda a Faixa de Gaza”, declarou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, neste domingo (30). “Dezenas de terroristas são eliminados todos os dias. É uma luta difícil que travamos em terra, às vezes corpo a corpo, e também no subsolo”, afirmou. De acordo com um correspondente da AFP, numerosos ataques aéreos atingiram a cidade de Gaza, no norte, bem como Rafah e Khan Younes, no sul, durante a noite.

Desde quinta-feira (27), os moradores do distrito de Shujaiya foram orientados a deixar o local. O pânico se instalou neste distrito oriental da cidade de Gaza, com cenas de terror, dizem famílias de habitantes que não sabiam para onde ir. Durante quatro dias, alguns disseram que ficaram presos, porque não podiam sair devido aos bombardeios e tiroteios. Testemunhos de residentes e jornalistas no local falam de escavadoras e tanques israelenses disparando contra áreas residenciais, relata a correspondente da RFI em Jerusalém, Alice Froussard.


Sair da versão mobile