Neste domingo, também marca os 50 anos da primeira mulher a ocupar um cargo de presidente na América Latina. María Estela Martínez de Peron, conhecida como Isabelita Perón, assumiu a presidência da Argentina no dia 1º de junho. O programete História Hoje, da Rádio Nacional, relembrou como um golpe militar derrubou Isabelita Perón do poder.
Na terça-feira, foi celebrado o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, em homenagem à aprovação da primeira lei brasileira contra o preconceito. A Rádio Nacional realizou uma entrevista com Ângela Santos, delegada do Distrito Federal, sobre o enfrentamento ao racismo e à discriminação racial no Brasil.
No dia 3 de julho, foi relembrado o movimento revolucionário republicano que eclodiu em Pernambuco, a Confederação do Equador, há 200 anos. Este movimento representou uma reação contra a tendência monarquista e a política centralizadora do governo de Dom Pedro I. Frei Caneca foi um dos líderes desse movimento, como relatado no programete História Hoje.
No dia 4, foi lembrada a morte da cientista polonesa Marie Curie, que foi a primeira mulher a receber dois Prêmios Nobel, um em Física e outro em Química. Marie Curie se destacou pelas suas descobertas sobre a radioatividade. O programa Ciência é Tudo, da TV Brasil, prestou uma homenagem às mulheres cientistas.
Além disso, ao longo da semana, diversos fatos marcantes da história foram relembrados, como nascimentos, mortes e acontecimentos importantes que contribuíram para a construção da sociedade atual. O destaque foi para a diversidade de temas abordados e para a importância da preservação da memória histórica.