Bolsonaristas Insatisfeitos com Apoio a Ricardo Nunes na Pré-Campanha de Pablo Marçal
Bolsonaristas descontentes com o apoio concedido por Ricardo Nunes (MDB) têm se aproximado nos bastidores da pré-campanha de Pablo Marçal (PRTB) em São Paulo. Marçal é visto como alguém mais alinhado às pautas defendidas pelo grupo bolsonarista do que o atual prefeito da cidade. Essa aliança foi estabelecida após Nunes aceitar o coronel da reserva Ricardo de Mello Araújo (PL) como seu vice, uma indicação feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nos bastidores, o deputado federal Ricardo Salles (PL) é mencionado como o principal interlocutor de Marçal com militantes, lideranças bolsonaristas, empresários e jornalistas. Publicamente, Salles e Marçal negam essa ligação, apesar de terem participado juntos de um podcast recentemente.
A entrada de Marçal na disputa eleitoral pressionou Nunes a aceitar a indicação de Mello Araújo como vice, o que o prefeito relutava em fazer. Isso beneficiou Bolsonaro, uma vez que sua campanha teme a perda de eleitores bolsonaristas para Marçal. No entanto, aliados do presidente já começam a ver Marçal com desconfiança, especialmente devido à possibilidade de ele se candidatar ao Senado em 2026.
Outro bolsonarista que apoia abertamente Marçal é Filipe Sabará (Republicanos), que deixou o Conselho do Fundo Social para atuar como coordenador do programa de governo do influenciador. Sabará tentará convencer seu partido a romper com Nunes e apoiar Marçal, apesar da resistência do governador Tarcísio de Freitas.
Dani Alonso, deputada estadual, também expressou sua preferência por Marçal, mas afirmou que seguirá a orientação de Bolsonaro. Ela chegou a publicar uma foto com o influenciador no qual questionava quem seria o próximo prefeito de São Paulo, e recebeu a resposta de Michelle Bolsonaro em apoio a Nunes.
Em suma, a pré-campanha de Pablo Marçal tem sido marcada por alianças inesperadas, descontentamento de alguns bolsonaristas e movimentos políticos estratégicos visando as eleições futuras.