A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou, na última terça-feira (25), um projeto de lei que propõe alterações e amplia as diretrizes da Política Nacional para a População em Situação de Rua. A medida visa aprimorar o atendimento e a assistência a esse grupo social vulnerável. Dentre as modificações propostas, destacam-se as sugestões do Ministério da Justiça relacionadas à política antidrogas, visando combater o uso problemático de substâncias ilícitas entre a população em situação de rua.
O projeto em questão, de número PL 1.577/2020, agora segue para análise da Comissão de Direitos Humanos do Senado (CDH), que irá avaliar a viabilidade e os impactos das mudanças propostas. A relevância do tema se destaca pela necessidade de garantir direitos e promover a inclusão social de indivíduos que vivem nas ruas, muitas vezes em condições precárias e de extrema vulnerabilidade.
A proposta de alteração da Política Nacional para a População em Situação de Rua surge em um momento crucial, em que a sociedade e os órgãos governamentais buscam soluções efetivas para lidar com a problemática da população em situação de rua. O apoio e a efetivação dessas diretrizes podem representar passos importantes rumo à construção de uma sociedade mais justa e acolhedora para todos os seus cidadãos, independentemente de sua condição social ou econômica.
Comissão de Assuntos Econômicos aprova projeto de lei que amplia diretrizes da Política Nacional para População em Situação de Rua.
