Inscrições para a primeira etapa do Revalida 2024/2 se encerram na próxima sexta-feira, veja os detalhes para participar

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2024/2 está com inscrições abertas para a primeira etapa. Os interessados em participar devem se inscrever até a próxima sexta-feira (28) através do Sistema Revalida. Além disso, os candidatos também podem solicitar atendimento especializado e tratamento por nome social dentro do prazo estabelecido.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta edição, o diploma de graduação em medicina só deverá ser enviado após a inscrição, durante o período de recurso das versões preliminares, que está previsto para acontecer entre 28 de agosto e 1º de setembro. Caso o participante não possua o diploma, ele poderá apresentar uma declaração ou certificado de conclusão do curso que tenha sido expedido por uma instituição de ensino reconhecida no país de origem e autenticado pela autoridade consular brasileira.

É importante ressaltar que a documentação comprobatória de conclusão do curso em um idioma diferente do português, inglês, francês ou espanhol deverá ser acompanhada por uma tradução juramentada para garantir a devida verificação das informações.

As provas do Revalida estão agendadas para o dia 25 de agosto em diversas cidades, como Brasília, Belo Horizonte, Porto Velho, Recife, Salvador, entre outras. O cronograma completo do exame inclui diversas etapas, como divulgação da nota de corte, cartão de confirmação da inscrição, aplicação das provas, envio da documentação comprobatória de conclusão do curso, divulgação do gabarito e padrão de resposta, e resultado final da primeira etapa, que está previsto para 25 de outubro.

O Revalida é dividido em duas etapas, teórica e prática, e aborda cinco áreas da medicina, com o objetivo de avaliar as habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício da profissão de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Este exame é de extrema importância para os profissionais estrangeiros que buscam validar seus diplomas no Brasil e poder atuar legalmente na área da saúde.

Sair da versão mobile