Nesta segunda-feira (24), data em que se celebra o Dia de São João, a tradicional dança das festas juninas, a quadrilha, foi oficialmente reconhecida como uma manifestação cultural nacional. Com a Lei 14.900, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União, a importância dessa celebração no cenário cultural brasileiro foi consolidada.
A legislação adicionou a quadrilha ao texto de uma lei sancionada em 2023, que já reconhecia os festejos juninos. Essas festividades, que envolvem pratos típicos, fogueiras e apresentações de danças tradicionais, movimentam o turismo e aquecem a economia durante essa época do ano.
Com esse novo reconhecimento legal, as quadrilhas juninas se juntam a outras expressões culturais já reconhecidas, como o forró, as escolas de samba e a música gospel. Esse destaque fortalece a importância das quadrilhas no panorama cultural do país durante esse período.
Parte essencial de uma das festas populares mais tradicionais do Brasil, a quadrilha, introduzida por europeus no século XIX, ganha destaque nas festas de junho, em homenagem aos santos Antônio, Pedro e João.
Agenda de Festas Juninas e Julinas
Com a chegada de junho, a temporada de Festas Juninas e Julinas aquece o Rio de Janeiro. Neste mês, com temperaturas mais amenas e comidas deliciosas como quentão, canjica e pé-de-moleque, a cidade se enche de atividades festivas.
As festividades incluem fogueiras, comidas típicas e danças de quadrilha em diversos locais. Os eventos são para todas as idades e também há atividades especiais para o público infantil. Confira a lista completa das festas juninas agendadas, feita pelo Diário do Rio, clicando aqui.