Doses de vacina contra a dengue no DF não vencem em 2024 e estratégia de imunização é mantida para crianças e adolescentes

O Distrito Federal (DF) enfrenta um dilema em relação à vacinação contra a dengue, uma vez que as doses disponíveis estão próximas do vencimento. Diante dessa situação, o governo local decidiu manter a imunização restrita ao público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde, que são crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos.

No último sábado (22), o governo federal tomou uma decisão para tentar minimizar as perdas de estoque, autorizando a ampliação da faixa etária de vacinação. Assim, as doses com validade até 30 de junho e 31 de julho poderiam ser aplicadas em crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. No entanto, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal esclareceu que as doses disponíveis na região não vencem em junho ou julho de 2024, mas sim ao longo do próximo ano.

Em comunicado enviado à imprensa, a Secretaria de Saúde afirmou que as doses contra a dengue disponíveis no DF possuem validade até 2025, o que significa que não há a necessidade imediata de alterar a estratégia de vacinação adotada até o momento. Portanto, a imunização continuará focada nas crianças de 10 a 14 anos.

Essa decisão visa garantir que as vacinas sejam aplicadas nas pessoas que mais necessitam da proteção contra a dengue, evitando possíveis desperdícios de doses próximas do vencimento. A vacinação é uma das principais medidas de prevenção contra a doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e representa um sério problema de saúde pública em diversas regiões do país.

Sair da versão mobile