Crise da Democracia Brasileira: Entrevista com Cientistas Políticos
No Brasil, a ascensão de líderes populistas autoritários e o golpismo que culminou no 8 de Janeiro têm preocupado pesquisadores que estudam a fragilidade da democracia liberal. Os livros “Como as Democracias Morrem?” e “Como Salvar a Democracia?” têm ganhado destaque nesse cenário.
Segundo os cientistas políticos Marcus André Melo e Carlos Pereira, a democracia brasileira enfrentou desafios sob a Presidência de Jair Bolsonaro, mas as instituições do país se mostraram resilientes. Em seu novo livro, “Por que a Democracia Brasileira Não Morreu?”, Melo e Pereira argumentam que as instituições conseguiram conter as ameaças à democracia e garantir a manutenção do sistema político.
Nesta segunda-feira (24), o programa Café da Manhã recebeu os dois especialistas para discutir a força das instituições brasileiras, o papel de cada uma na defesa da democracia e se houve consequências duradouras das tentativas golpistas. O episódio está disponível no Spotify, plataforma de streaming parceira da Folha, e aborda temas essenciais para o debate democrático no país.
O Café da Manhã, apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, é publicado de segunda a sexta-feira, sempre pela manhã. A produção do programa conta com Carolina Moraes e Lucas Monteiro, enquanto a edição de som fica sob responsabilidade de Raphael Concli.