Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia, que durou uma semana, é finalmente controlado por ação conjunta de brigadistas e bombeiros

No último sábado (22), o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) anunciou que o incêndio que assolava o Parque Nacional do Itatiaia, localizado na Serra da Mantiqueira, em Resende (RJ), foi finalmente extinto. A operação para combater as chamas contou com a participação da equipe do ICMBio, brigadistas do Ibama e mais de 100 bombeiros militares do Rio de Janeiro.

Além disso, as equipes do parque utilizaram um drone equipado com câmera térmica para auxiliar no controle do incêndio, juntamente com 20 viaturas e três aeronaves do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. Mesmo com a extinção das chamas, o ICMBio continua monitorando as áreas da unidade de conservação federal para garantir que não haja reignição.

O incêndio, que teve início no dia 14 de junho, afetou pelo menos 300 hectares do Parque Nacional do Itatiaia, nas proximidades do Morro do Couto e da portaria da Parte Alta. A região, acima de 2,5 mil metros de altitude, apresentava vegetação seca devido à falta de chuvas, comum nessa época do ano.

Uma investigação está em andamento pelo Ministério Público Federal para apurar as causas do incêndio. O Exército admitiu que as chamas começaram durante uma atividade envolvendo cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende. O incêndio se alastrou devido aos fortes ventos e à vegetação seca, resultando na destruição de uma área significativa do parque.

A Parquetur, empresa concessionária responsável pelos serviços de visitação do Parque Nacional do Itatiaia, informou que as trilhas da parte alta serão reabertas nesta segunda-feira (24), após o fechamento temporário para garantir a segurança dos visitantes. No entanto, alguns atrativos como o Morro do Couto, Mirante da Antena e Cume das Prateleiras permanecerão fechados ao público.

O Parque Nacional do Itatiaia, criado em 1937, é o primeiro parque nacional do Brasil, com o Pico das Agulhas Negras como ponto mais alto, atingindo 2.790 metros de altitude. A importância da preservação desse patrimônio natural é ressaltada pelas autoridades ambientais, especialmente após os incidentes de incêndios anteriores que causaram danos consideráveis à região.

Sair da versão mobile