Centro de Referência Paralímpico de Ivaiporã é credenciado pela Secretaria de Esporte, promovendo inclusão e talento esportivo para pessoas com deficiência.




Artigo sobre Credenciamento do Centro de Referência Paralímpico de Ivaiporã

O Centro de Referência Paralímpico de Ivaiporã foi credenciado pela Secretaria de Estado de Esporte. A notícia foi divulgada após uma vistoria realizada pelo coordenador de Paradesporto da secretaria, Mário Sérgio Fontes, e sua equipe técnica no Complexo Sapecadão e na piscina coberta do Centro da Juventude de Ivaiporã, locais que também serão utilizados nas atividades para pessoas com deficiência.

continua após publicidade

A equipe do Comitê Paradesporto foi recebida por diversas autoridades locais, como o professor do Campus da UEM, Ricardo Carminato, responsável pelo Festival Paralímpico do Vale do Ivaí e pela solicitação de implantação do centro; a chefe do Departamento de Ciências do Movimento Humano do Curso de Educação Física, Andreia Paula Basei; os secretários municipais de Esporte, Obras e Educação – Yan Guilherme Santos, Bruno Montoro e Adriano Diglio; o chefe de gabinete da Prefeitura, Alaercio Bufalo; e o técnico esportivo do Núcleo Regional de Educação, Everton Silva.

Mário Fontes salientou que o Centro de Referência Paralímpico tem como objetivo promover a inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência por meio do esporte. Ele destacou que o centro irá identificar, desenvolver e dar suporte a talentos esportivos paralímpicos, oferecendo infraestrutura, treinamento especializado e acompanhamento técnico aos atletas.

Ricardo Carminato expressou sua satisfação com a conquista do credenciamento do centro, considerando-o um sonho realizado para todos envolvidos no paradesporto. Ele ressaltou a importância do Festival Paralímpico do Vale do Ivaí, que visa estimular a prática esportiva e a inclusão de atletas, e afirmou que irá trabalhar com ainda mais dedicação para tornar o Centro de Referência Paralímpico um exemplo para o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Governo do Estado.

continua após publicidade

O próximo passo será treinar os alunos-atletas e fortalecer as modalidades de atletismo e tênis de mesa para pessoas com deficiência intelectual, visual e física, como também iniciar as atividades de natação no Centro da Juventude. Este novo Centro de Referência Paralímpico se junta à Rede Estadual de Paradesporto, envolvendo diversas cidades do estado em parceria com o Governo Estadual, o Comitê Paralímpico Brasileiro, a Prefeitura de Ivaiporã e o Campus da UEM, com o propósito de incentivar a prática esportiva para pessoas com deficiência.

Siga o TNOnline no Google News


Sair da versão mobile