Aniversários de São João e São Pedro marcam a semana de festas juninas em todo o Brasil

Nesta semana de festividades, o dia 24 é marcado pelo aniversário de São João, o santo junino mais celebrado e lembrado. Muitos chamam os festejos de junho de festas de São João, em homenagem ao santo que criou o batismo e batizou Jesus. Uma tradição comum nessa data é soltar fogos, pois acredita-se que São João prefere dormir o dia todo para evitar ver as fogueiras na Terra e resistir à tentação de descer para também celebrar. Os fogos de artifício são uma maneira de acordá-lo.

Luiz Gonzaga eternizou a figura de São João em versos sobre sua história e tradição:

“Diz-se que Santa Isabel disse à prima, Maria
João, vindo ao mundo, lhe aviso no dia
A ver, no meu rancho, um grande clarão
De uma fogueira, nasceu São João
Por isso é que o mundo, com muita razão
Assim festeja o senhor São João

Eu vou (Vou soltar foguete)
Eu vou (Vou soltar balão)
Eu vou (Festejar São Pedro)
Eu vou (Festejar São João)

Diz-se que João foi dormir e que só se acordou
No dia de Pedro, São João se zangou
Pois tinha pedido à Santa Família
Que lhe acordasse chegando o seu dia
Mas se ele saísse do sono profundo
Um grande incêndio acabava o mundo
Acorda, João!”

Além disso, no final da semana, dia 29, é a vez de celebrar São Pedro, o guardião das chaves do céu e responsável por fazer chover. Discípulo de Jesus e primeiro Papa, São Pedro tem sua importância nas festividades juninas.

Os festejos de São João têm se estendido para julho, agosto e setembro, mas a cidade de Caruaru, conhecida como capital do forró, saiu na frente e iniciou suas festividades em abril. No entanto, vale ressaltar que no ano passado a Festa Junina foi oficialmente reconhecida como manifestação cultural dos brasileiros pela Lei 14.555.

Além das celebrações juninas, nesta semana também lembramos os 15 anos da morte de Michael Jackson, o Rei do Pop, que deixou fãs por todo o mundo e teve um tributo especial exibido na TV Brasil. No dia 26, celebramos os 55 anos do semanário “O Pasquim”, que foi um importante veículo de resistência à ditadura no Brasil, enfrentando censura e perseguição.

Também no dia 26, é o Dia Internacional das Nações Unidas em Apoio às Vítimas de Tortura, uma data importante para conscientização sobre essa prática que ainda persiste em muitos países. Em meio a todas essas celebrações, o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é ressaltado em 28 de junho, em referência à histórica Revolta de Stonewall, ocorrida em 1969 nos Estados Unidos.

Assim, esta semana está repleta de comemorações, homenagens e reflexões, mostrando a diversidade cultural e a história em seu esplendor.

Sair da versão mobile