Agroindústria brasileira tem o melhor mês de abril em 10 anos, revela relatório da FGV Agro, com crescimento expressivo em diferentes setores.

O vice-presidente Geraldo Alckmin celebrou os resultados positivos da agroindústria brasileira, divulgados pelo Centro de Estudos do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro), neste último sábado (22). Através de suas redes sociais, Alckmin enfatizou que o setor teve o melhor mês de abril em uma década e o melhor quadrimestre desde 2018.

De acordo com os dados da FGV Agro, a agroindústria apresentou um crescimento significativo em diversos segmentos. Os alimentos e bebidas tiveram o maior aumento da série histórica, com 13,2%, enquanto os biocombustíveis registraram um aumento de 27,4% e os produtos têxteis cresceram 14,5%.

Para Alckmin, fortalecer a agroindústria é uma prioridade, pois isso significa agregar valor aos produtos, gerar empregos e renda, além de contribuir para a redução da insegurança alimentar. O vice-presidente ressaltou que esse compromisso também é do presidente Lula, demonstrando a importância dada ao setor pelo governo.

Os dados divulgados pela FGV Agro revelam que, em abril de 2024, a produção agroindustrial teve um crescimento de 12,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior, marcando o maior avanço para o mês de abril desde 2013. A entidade avaliou que o aumento no número de dias úteis em abril contribuiu para esse resultado positivo.

A análise comparativa mostra um aumento de 0,8% na produção agroindustrial em relação a março de 2024, considerando os ajustes sazonais. No acumulado até abril de 2024, o setor apresenta um crescimento de 4,1% em comparação ao mesmo período de 2023, consolidando o melhor primeiro quadrimestre desde 2018 para a agroindústria.

Esses resultados demonstram a relevância e a força do agronegócio brasileiro, destacando a importância de investir e valorizar esse setor fundamental para a economia do país.

Sair da versão mobile