Shirley Chisholm: A inspiração política que marcou a história dos EUA completa 100 anos em exposição no Museu da Cidade de Nova York.







Shirley Chisholm: 100 anos de inspiração política

Shirley Chisholm: 100 anos de inspiração política

Ela foi a primeira mulher negra eleita para o Congresso e a primeira afro-americana a tentar chegar à Presidência dos Estados Unidos. Shirley Chisholm completaria 100 anos em novembro e tem sido uma inspiração para políticos oriundos de minorias, como a atual vice-presidente Kamala Harris.

A menos de cinco meses para as eleições presidenciais entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump, o Museu da Cidade de Nova York presta homenagem a Chisholm, nascida em 30 de novembro de 1924 no Brooklyn. Filha de pais caribenhos e falecida em 1º de janeiro de 2005, Chisholm marcou a democracia americana nos anos 1960-1970.

“Estamos em ano eleitoral e ela é alguém que nos lembra o que é a democracia e o que podemos e devemos fazer”, resume Zinga Fraser, universitária e uma das curadoras da exposição “Mudando o rosto da democracia: Shirley Chisholm completa 100 anos”.


Sair da versão mobile