Lula pede para mulher parar de ter filhos durante evento em Fortaleza
O presidente Lula (PT) causou polêmica durante um evento no Ceará nesta quinta-feira (20) ao pedir para uma participante parar de ter filhos. A declaração ocorreu em Fortaleza, durante a solenidade de entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.
Lula dirigiu-se à uma jovem de 25 anos que estava presente com três crianças e disse: “Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filhos. Porque você já tem três.” O presidente enfatizou a importância de estudar e adquirir uma boa profissão para poder cuidar dos filhos de forma adequada.
No mesmo evento, Lula chamou o presidente da Caixa Econômica, Carlos Vieira, de “aquele gordinho simpático”. Essa não foi a primeira vez que o presidente fez comentários sobre a quantidade de filhos de pessoas beneficiadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida. No mês anterior, em Alagoas, Lula questionou uma mãe de cinco filhos sobre quando ela iria “fechar a porteira”.
Nesta sexta-feira (21), o presidente visitará outras duas capitais do Nordeste: Teresina e São Luís. Essa declaração de Lula gerou discussões nas redes sociais e levantou debates sobre políticas públicas de planejamento familiar e acesso à educação e profissionalização.