Putin visita Coreia do Norte em busca de armas para a guerra na Ucrânia, gerando tensões com EUA e Coreia do Sul.





Putin chega à Coreia do Norte em busca de armas para a guerra na Ucrânia. O líder russo realizou sua primeira visita a Pyongyang em 24 anos, o que despertou preocupações nos Estados Unidos e na Coreia do Sul. Ambos os países acusam a Coreia do Norte de fornecer armamento à Rússia, incluindo mísseis balísticos, em troca de ajuda alimentar e militar. Apesar das negações, o reforço das relações de defesa entre os dois países foi anunciado no ano passado. A Coreia do Norte rejeitou as alegações de envio de armas, classificando-as como “absurdas”. Putin, cada vez mais isolado internacionalmente, busca aliados na região, especialmente com o apoio da China.

Biden garante direito à residência a imigrantes ilegais casados com americanos. O presidente dos Estados Unidos anunciou uma medida que beneficiará cerca de meio milhão de pessoas vivendo ilegalmente no país. Esses imigrantes, que estão nos EUA há mais de uma década, poderão permanecer no país, trabalhar legalmente e estar protegidos de expulsão. Esta decisão veio duas semanas após restrições nos pedidos de asilo. A imigração é um tema importante na campanha presidencial, com eleitores expressando preocupações com a entrada ilegal de pessoas no país.

Milhares de israelenses protestam exigindo a demissão de Netanyahu. Manifestantes se reuniram em Jerusalém e em frente à residência do premiê israelense em meio a uma onda de protestos. A saída de Benny Gantz do gabinete de guerra provocou ainda mais tumulto. Enquanto isso, o exército israelense afirmou ter neutralizado centenas de membros do Hamas em Rafah, enquanto nos EUA um acordo para a venda de aviões de combate a Israel foi anunciado.

Imagem: Chanakarn Laosarakham/AFP

Otan pede que a China sofra consequências por apoiar a Rússia. O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, criticou o apoio chinês a Moscou, afirmando que a China está alimentando um conflito armado na Europa e deve arcar com as consequências. Os EUA também acusam a China de fornecer equipamentos militares para a Rússia. A Otan defende o fornecimento de mais armas à Ucrânia como caminho para a paz.

Empresas francesas buscam Marine Le Pen por temores de política de esquerda. Executivos franceses estão mais preocupados com o programa fiscal da aliança de esquerda do que com as propostas de Marine Le Pen. A incerteza política na França tem impactado os mercados, com queda nas ações, especialmente de bancos.


Sair da versão mobile